Antes de começar um casamento é possível que você não se preocupe com o que pode acontecer com o seu patrimônio, isto porque o desejo de amor eterno prevalece sobre qualquer preocupação com bens materiais.

Entender as consequências patrimoniais de uma relação afetiva é importante para que a união seja bem conduzida. Por isso, conhecer regime de bens é indispensável.    

Regime de bens são normas que determinam como ficarão os bens matérias do casal, após o casamento. Essas normas, determinam o destino dos bens que eles possuem antes da relação, e também, daqueles adquiridos durante o relacionamento.

Existem cinco principais regimes disponíveis: comunhão universal de bens, comunhão parcial de bens, separação obrigatória de bens, separação convencional de bens e participação final nos aquestos. Além de optar por um desses regimes antes do casamento, você pode ainda estabelecer o seu próprio regime de bens de acordo com as suas necessidades. Um regime misto.

Se você não escolher o seu regime de bens antes do casamento ele será regido pelas normas do regime de comunhão parcial de bens. Esse regime estabelece, em regra, que todos os bens adquiridos durante do casamento é do casal. E todos aqueles bens particulares, que cada um possui antes do casamento, permanecem como bens individuais de cada um.

Será que o regime da comunhão parcial de bens é o melhor regime para o seu casamento? Para que a pergunta seja respondia é preciso uma análise aprofundada do patrimônio de cada casal.

Independente do regime de bens que você escolha se casar é preciso ter clareza que o conhecimento das normas patrimoniais de uma união pode evitar um desgaste emocional e financeiro na relação. Por isso, falar em patrimônio antes de se casar, muitas vezes é evitado pelos casais apaixonados, mas é essencial para evitar futuros problemas na relação.

Caso tenha alguma dúvida envie um e-mail para: rafaela@rafaelavaladares.com.br

3 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rafaela Valadares

Advogada - OAB/MG: 140.387

Bacharel em direito pela Universidade Fumec e fundadora do escritório Rafaela Valadares Advocacia.

O que você procura?